Allan Kardec

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei. (Allan Kardec)

domingo, 28 de setembro de 2014

MENSAGEM DA SEMANA


Indicação de um amigo
André Luiz

Nunca se diga inútil. Por agora: você não é um anjo. No entanto é capaz de ser uma pessoa reta e nobre; não terá santidade para mostrar, mas possui vastas possibilidades de agir em benefício do próximo; não apresenta qualidades perfeitas, contudo, você detém recursos preciosos de servir. Talvez não consiga revelar alto índice de cultura intelectual, porém, consegue amparar a muitos companheiros com excelente orientação. Provavelmente, não lhe será possível movimentar grandes riquezas do mundo, entretanto nada lhe impedirá o esforço de acumular tesouros de bondade no coração e de irradiai-los em gestos de compreensão e de amor. Por fim é provável que você ainda não conheça o que seja a felicidade, mas pode adquiri-la se você quiser, aprendendo a trabalhar em favor dos outros e entender a perdoar, encorajar e sorrir.


domingo, 21 de setembro de 2014

DEPARTAMENTO DOUTRINÁRIO - DEDO


O DEDO é responsável pelos seguintes setores do Centro Espírita Pilar da Fraternidade - CEPF: Exposição Doutrinária, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), Livraria, Leitura e Atividades Artísticas e Públicas Externas.

As Exposições Doutrinárias (Palestras) são realizadas todas as terças-feiras, a partir das 20 horas, onde são abordados diversos temas relacionados aos ensinamentos de Jesus à luz da Doutrina Espírita.
Fotos de algumas palestras realizadas no CEPF


 

 


As atividades de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) são desenvolvidos a partir das 20 horas, nos dias abaixo relacionados:
  1. Segunda-Feira: Educação Mediúnica;
  2. Sexta-Feira: O Livros dos Espíritos;  e
  3. Sábado: O Evangelho Segundo o Espíritismo.
Fotos de atividades no Curso de Educação Mediúnica

 

 

Apresentação de Trabalhos em Grupo

 


Na livraria há a venda de  livros da Codificação Espírita, Romances, entre outros, por preços baixos e com o propósito de conduzir os frequentadores da Casa Espírita a aumentar o seu conhecimento sobre a Doutrina Espírita e o Evangelho de Jesus.

Livraria



LIVRO DO MÊS

Livro do Mês Setembro
Sinopse:

Este livro descreve as vinte colônias espirituais visitadas pela médium Prof. Vânia Arantes Dâmo da cidade de Palmelo, estado de Goiás, fundada por espíritas. As colônias espirituais citadas nesta obra são descritas com detalhes, permitindo-se sua localização geográfica, enriquecida por mapas e desenhos artísticos.
Editora: Auta de Souza
Médium: Vânia Dâmo
Páginas: 120

Este livro pode ser encontrado no link abaixo:

O GAROTO DAS MEIAS VERMELHAS


Ele era um garoto triste. Procurava estudar muito. Na hora do recreio ficava afastado dos colegas, como se estivesse procurando alguma coisa. Todos os outros meninos zombavam dele, por causa das suas meias vermelhas. Um dia, o cercaram e lhe perguntaram porque ele só usava meias vermelhas. Ele falou, com simplicidade: No ano passado, quando fiz aniversário, minha mãe me levou ao circo. Colocou em mim essas meias vermelhas. Eu reclamei. Comecei a chorar. Disse que todo mundo iria rir de mim, por causa das meias vermelhas. Mas ela disse que tinha um motivo muito forte para me colocar as meias vermelhas. Disse que se eu me perdesse, bastaria ela olhar para o chão e quando visse um menino de meias vermelhas, saberia que o filho era dela. Ora, disseram os garotos, mas você não está num circo. Por que não tira essas meias vermelhas e as joga fora? O menino das meias vermelhas olhou para os próprios pés, talvez para disfarçar o olhar lacrimoso e explicou: É que a minha mãe abandonou a nossa casa e foi embora. Por isso, eu continuo usando essas meias vermelhas. Quando ela passar por mim, em qualquer lugar em que eu esteja, ela vai me encontrar e me levará com ela.
* * *
Muitas almas existem, na Terra, solitárias e tristes, chorando um amor que se foi. Colocam meias vermelhas, na expectativa de que alguém as identifique, em meio à multidão, e as leve para a intimidade do próprio coração. São crianças, cujos pais as deixaram, um dia, em braços alheios, enquanto eles mesmos se lançaram à procura de tesouros, nem sempre reais. Lesadas em sua afetividade, vivem cada dia à espera do retorno dos amores, ou de alguém que lhes chegue e as aconchegue. Têm sede de carinho e fome de afeto. Trazem o olhar triste de quem se encontra sozinho e anseia por ternura. São idosos recolhidos a lares e asilos, às dezenas. Ficam sentados em suas cadeiras, tomando sol, as pernas estendidas, aguardando que alguém identifique as meias vermelhas. Aguardam gestos de carinho, atenções pequenas. Marcam no calendário, para não se perderem, a data da próxima visita, do aniversário, da festividade especial.
Aguardam...
São homens e mulheres que se levantam todos os dias, saem de casa, andam pelas ruas, sempre à espera de que alguém que partiu, retorne. Que o filho que tomou o rumo do mundo e não mais escreveu, nem deu notícia alguma, volte ao lar. São namorados, noivos, esposos que viram o outro sair de casa, um dia, e esperam o retorno. Almas solitárias. Lesadas na afetividade. Carentes.
* * *
O amor, sem dúvida, é lei da vida. Ninguém no mundo pode medir a resistência de um coração quando abandonado por outro. E nem pode aquilatar da qualidade das reações que virão daqueles que emurchecem aos poucos, na dor da afeição incompreendida. Todos devemos respeito uns aos outros. Somos responsáveis pelos que cativamos ou nos confiam seus corações.Se alguém estiver usando meias vermelhas, por nossa causa, pensemos se este não é o momento de recompor o que se encontra destroçado, trabalhando a terra do nosso coração.
Pensemos nisso!

Redação do Momento Espírita, com base em crônica de Carlos Heitor Cony, constante na Agenda Renascer 2004 e no cap. 31 do livro Momentos de ouro, por Espíritos diversos, psicografia de Francisco Cândido Xavier

MENSAGEM DA SEMANA

No Justo Momento
Albino Teixeira
No justo momento em que: 
O fracasso lhe atropele o carro da esperança; 
O apoio habitual lhe falte à existência;
A ventania da advertência lhe açoite o Espírito; 
A aflição se lhe intrometa nos passos; 
A tristeza lhe empane os horizontes;
A solidão lhe venha fazer companhia;
No momento justo, enfim, em que a crise ou a angústia, a sombra ou a tribulação se lhe façam mais difíceis de suportar, não chore e nem esmoreça. A água pura a fim de manter-se pura é servida em taça vazia. A treva da meia-noite é a ocasião em que o tempo dá sinal de partida para nova alvorada. Por maior a dificuldade, jamais desanime. O seu pior momento na vida é sempre o instante de melhorar.

domingo, 31 de agosto de 2014

19º SIMPÓSIO ESPÍRITA DE SENHOR DO BONFIM - BA - Notícias


Conforme postagem do dia 17.08.2014, ocorreu entre os dias 29 e 30.08.2014, o 19º SIMPÓSIO ESPÍRITA DE SENHOR DO BONFIM - BA, com o tema central: VIVENDO O EVANHELHO EM SOCIEDADE. Entre os dias 26 à 29.08.2014, conforme Programação, houve palestras na Sociedade Espírita Allan Kardec - SEAK, no Centro Espírita Discípulo de Jesus - CEDJ e na Fraternidade Espírita de Mateus - FEMA.
Fotos do Evento

Momento de Arte
Coral da Evangelização Infantil do CEDJ

Palestra no CEDJ
Roberto Santos
Tema: O Evangelho como prevenção para
depressão e suicídio

Palestra no FEMA

Maria Eleny e Valdineide Aquino
Tema: Vivendo com Jesus na Juventudade

"Nisto todos reconhecerão que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros".
Jesus - João 13.35

DESTINO


                                                                                                          Ricardo Di Bernardi

destino se constrói a cada momento de nossa existência. Se é verdade que hoje navegamos pelo rio da vida com a canoa que construímos com os golpes do machado de nossos próprios atos, também é verdade que nos cabe remar no sentido que desejamos e sujeitando-nos a avançar lenta ou velozmente no rumo a ser alcançado. A cada instante reforçamos os mantimentos de nossa bagagem pelo apoio de corações amigos que promovem amparo fraternal. Nosso livre arbítrio nos permite, a todo momento, jogar para fora do barco o lastro excessivo das pedras da culpa que imaturamente juntamos no decorrer de nossa jornada. O esforço próprio para vencer a correnteza das adversidades da existência, leva-nos a escolher os afluentes de águas menos caudalosas, embora de percurso mais longo, Sem as surpresas dos rochedos ocultos que desafiam nossa visão limitada. O equipamento de bordo é fruto das nossas possibilidades, entretanto, a direção do barco da vida depende de nós.
Não há carma estático. A idéia de que o destino já está indelevelmente traçado existe nas estreitas mentes que se espremem no desfiladeiro limitado pelas muralhas pétreas da rigidez de percepção. O carma é dinâmico e sofre modificação a cada pensamento nosso. Quando pensamos, ocorre movimentação de energias, emissão de ondas e criação de situações atenuantes ou agravantes aos problemas. É verdade que somos peixes livres no aquário da vida. No entanto, estamos limitados as quatro paredes envidraçadas que correspondem aos pontos cardeais de nossa dimensão física; livres apenas no espaço dimensional que conhecemos, porém mergulhados em outros espaços que não percebemos.
Na trajetória da vida, os atos construtivos e amorosos além de conquistar a simpatia e o amparo ao nosso redor, geram vórtices energéticos superiores em nossa estrutura espiritual. A presença destas energias sutis suavizam acentuadamente nossas desarmonias energéticas, bem como reduzem nossas tendências a determinadas situações de desequilíbrio e sofrimento.
No trânsito pelo campo da vida podemos, a cada momento, espargir as sementes do amor que celeremente desabrocham nas flores perfumadas do companheirismo, em criaturas que amadurecem como frutos saborosos da solidariedade humana.
O carma, ou o DESTINO, devem ser compreendidos sempre como uma tendência a determinadas situações decorrentes de nossa natureza psíquica, a qual foi elaborada nas múltiplas existências. Nada impede que lutemos contra elas, ao contrário, mentores espirituais nos amparam constantemente infundindo força para vencermos, evitando, muitas vezes, sofrimentos desnecessários.
(reprodução autorizada pelo autor)

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE SETEMBRO/2014

Data
Aniversariante

08 de setembro de 2014

Iranete


15 de setembro de 2014


Glória

Hoje e sempre, você merece muitos abraços e homenagens.
Que Deus, nosso Pai, ilumine ainda mais seu caminho, para que possa conquistar todos os seus sonhos. Queremos também te agradecer, por tudo o que tem feito para que a nossa amizade fique cada vez melhor.

Parabéns!


MENSAGEM DA SEMANA


61ª SEMANA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA




domingo, 17 de agosto de 2014

19º SIMPÓSIO ESPÍRITA DE SENHOR DO BONFIM - BA



MENSAGEM DA SEMANA



Quando você se observar, à beira do desânimo, acelere o passo para frente, proibindo-se parar.
Ore, pedindo a Deus mais luz para vencer as sombras.
Faça algo de bom, além do cansaço em que se veja. Leia uma página edificante, que lhe auxilie o raciocínio na mudança construtiva de ideias.
Tente contato de pessoas, cuja conversação lhe melhore o clima espiritual.
Procure um ambiente, no qual lhe seja possível ouvir palavras e instruções que lhe enobreçam os pensamentos.
Preste um favor, especialmente aquele favor que você esteja adiando.
Visite um enfermo, buscando reconforto naqueles que atravessam dificuldades maiores que as suas.
Atenda às tarefas imediatas que esperam por você e que lhe impeçam qualquer demora nas nuvens do desalento.
Guarde a convicção de que todos estamos caminhando para adiante, através de problemas e lutas, na aquisição de experiência, e de que a vida concorda com as pausas de refazimento das nossas forças, mas não se acomoda com a inércia em momento algum.
                                                                                                             André Luiz

domingo, 10 de agosto de 2014

DIA DOS PAIS



Existe um homem que se esmera no comprimento do dever para dar bom exemplo: Que fica humilde, quando poderia se exaltar. Que chora à distancia, a fim de não ser observado. Que com o coração dilacerado se embrutece para se impor como um juiz inflexível. Que na ausência usam-no como temor para evitar uma ação menos correta. Que quase sempre é chamado de desatualizado. Que apenas fisicamente passa o dia distante, na labuta, por um futuro melhor. Que ao fim da jornada avidamente regressa ao lar para levar muito carinho e, às vezes, pouco receber. Que está sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada. Que muitas vezes passa noites mal dormidas a decifrar os segredos da vida, quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir energias. Que é tão humano e sensível, por isso, normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa. Que vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama. Esse homem, geralmente, se agiganta e passa a ser o valor inexorável quando deixa de existir para sempre. Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo: SEU PAI.
                                                                                                              Marco Antonio Struve

domingo, 3 de agosto de 2014

SOBRE O AMOR


                                                                             Texto apresentado no Encontro Macrorregional Norte,
                                                                              em 26.07.2014.

1-    As potências da alma

“Todo o poder da alma resume-se em três palavras:  – Querer, Saber, Amar!

Querer, isto é, fazer convergir toda a atividade, toda a energia para o alvo que se tem a atingir, desenvolver a vontade e aprender a dirigi-la.

Saber , porque sem o estudo profundo, sem o conhecimento das coisas e das leis, o pensamento e a vontade podem transviar-se no meio das forças que procuram conquistar e dos elementos que aspiram governar.

Acima, porém de tudo, é preciso amar, porque, sem amor, a vontade e a ciência seriam incompletas e muitas vezes estéreis. O amor ilumina-as, fecunda-as, centuplica-lhes os recursos” L.D.

2-    O que é o amor, e sua origem

“O amor é a celeste atração das almas e dos mundos, a potência divina que liga os     Universos, os governa e fecunda; o amor é o olhar de Deus”

“O amor, profundo como o mar, infinito como o céu, abraça todas as criaturas. Deus é o seu foco. Assim como o sol se projeta, sem exclusões sobre todas as coisas e reaquece a natureza inteira, assim também o amor divino vivifica todas as almas; seus raios, penetrando através das trevas do nosso egoísmo, vão iluminar com trêmulos clarões os recônditos de cada coração humano”

“O amor é uma força inexaurível, renova-se sem cessar e enriquece ao mesmo tempo aquele que dá e aquele que recebe. É pelo amor, sol das almas, que Deus mais eficazmente atua no mundo. Por ele atrai para si todos os pobres seres retardados nos antros da paixão, os espíritos cativos da matéria; eleva-os e arrasta-os na espiral da ascensão infinita para os esplendores da luz e da liberdade.

“Acima de tudo, Deus é amor. Por amor criou os seres para associá-los às suas alegrias, à sua obra”.

3 – O que é amar

“Amar é sentir-se viver em todos e por todos, é consagrar-se o sacrifício até a morte em benefício de uma causa ou de um ser.”

“Amar é o segredo da felicidade. Com uma só palavra o amor resolve todos os problemas, dissipa todas as obscuridades. O amor salvará o mundo; seu calor fará derreter os gelos da dúvida, do egoísmo e do ódio; enternecerá os corações mais duros, mais refratários”.

“ Todos os seres se criaram para amar. As partículas de sua moral, os germes do bem que em si repousam, fecundado pelo Foco Supremo, se expandirão algum dia, florescerão até que todos sejam reunidos numa única comunhão do amor, numa só fraternidade universal.

“Filhos de Deus, membros da grande família dos espíritos, marcados na fronte com o sinal da imortalidade, todos somos irmão destinados a nos conhecermos e nos unirmos na santa harmonia das leis e das coisas, longe das paixões e das grandezas ilusórias da Terra”

4 – As manifestações do amor

“ O amor conjugal, o amor materno, o amor filial ou fraterno, o amor à Pátria, à raça, à Humanidade, são refrações, raios refratados do amor divino, que abrange, penetra todos os seres, e, difundindo-se neles, faz rebentar e desabrochar mil formas variadas, mil esplêndidas florescências de amor.

Até as profundidades do abismo  da vida, infiltram-se as radiações do amor divino e vão acender nos seres rudimentares, pela afeição à companheira e aos filhos, as primeiras claridades que nesse meio de egoísmo feroz serão como a aurora indecisa e a promessa de uma vida mais elevada”

5 – A evolução das expressões do amor

“O amor, como comumente se estende na Terra, é um sentimento, um impulso do ser, que o leva para outro ser com o desejo de unir-se a ele. Mas na realidade, o amor reveste formas infinitas, desde as mais vulgares até às mais sublimes”

“É o apelo do ser ao ser, é o amor que provocará, no fundo das almas embrionárias, os primeiros rebentos de altruísmo, da piedade, da bondade”.

“Assim, de degrau em degrau, sob a influência e irradiação do amor, a alma se desenvolverá e engrandecerá, verá alargar-se o círculo de suas sensações. Lentamente o que nela não era senão paixão, desejo carnal, ir-se-á se depurando, transformando-se num sentimento nobre e desinteressado; a afeição a um só ou a alguns converter-se-á na afeição a todos, à família, à Pátria, à Humanidade. E a alma adquirirá a plenitude de seu desenvolvimento quando for capaz de compreender a vida celeste, que é toda amor, e a participar dela.

“Essa união de qualidades, entre os astros, chama-se magnetismo planetário da atração, entre as almas, denomina-se amor, entre os elementos químicos é conhecida como afinidade”.

A paternidade ou a maternidade são tarefas sublimes; não representam, porém, os únicos serviços divinos no setor da Criação infinita. O apóstolo que produz no domínio da Virtude, da Ciência ou da Arte, vale-se dos mesmos princípios de troca, apenas com a diferença de planos, porque, para ele, a permuta de qualidades se verifica em esferas superiores. Há fecundações físicas e fecundações psíquicas. As primeiras exigem as disposições da  forma a fim de atenderem a exigências da vida em caráter provisório, no campo das experiências necessárias. As segundas, porém, prescindem do cárcere de limitações e efetuam-se nos resplandecentes domínios da alma, em processo maravilhoso de eternidade. André Luiz /FC Xavier – Missionários da Luz

‘’cada alma é um sistema de força e um gerador de amor, cujo poder de ação aumenta com a elevação”

6 – Cristo e o amor

“Se o Cristo foi o maior dos missionários e dos profetas, se tanto império teve sobre os homens, foi porque trazia em si um reflexo mais poderoso do amor divino. Jesus passou pouco tempo na Terra; foram bastante três anos de evangelização para que o seu domínio se estendesse a todas as nações. Não foi pela Ciência nem pela arte oratória que ele seduziu e cativou as multidões. Foi pelo amor!

7 -Amor e família

“Se nossa simpatia deve abranger a todos os que nos rodeiam, seres e coisas, a tudo que nos ajuda a viver e mesmo a todos os membros desconhecidos da grande família humana, que amor profundo, inalterável, não devemos aos nossos genitores: ao pai, cuja solicitude manteve a nossa infância, que por muito tempo trabalhou em aplanar a rude vereda da nossa vida; à mãe que nos acalentou e reaqueceu em seu seio, que velou com ansiedade os nossos primeiros passos e as nossas primeiras dores! Com que carinhosa dedicação deveremos rodear-lhes a velhice, reconhecer-lhes os afetos e os cuidados assíduos.

8 –  Amor aplicado

Amai-vos uns aos outros e sereis felizes. Tomai sobretudo a peito amar os que vos inspiram indiferença, ódio ou desprezo. O Cristo, que deveis considerar modelo, deu-vos o exemplo deste devotamento. Missionário do amor, ele amou até dar o sangue e a vida por amor. Penoso vos é o sacrifício de amardes  os que vos ultrajam e perseguem; mas, precisamente, esse sacrifício é que vos torna superiores a eles…. Não esqueçais meus queridos filhos, que o amor aproxima de Deus a criatura e o ódio a distancia. Fénelon- O Evangelho Segundo o Espiritismo.

9  – O amor vivido em comunidade – Atos dos Apóstolos

“Como viviam os convertidos – E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos  e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam o pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza do coração louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo.”

“A comunidade cristã – Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das cousas que possuía; tudo, porém lhes era comum”.

PROGRAMAÇÃO DAS REUNIÕES DOUTRINÁRIAS - Agosto/2014

CENTRO ESPÍRITA PILAR DA FRATERNIDADE – CEPF


Data
Horário
Tema
Palestrante
05/08/2014
20:00 h
Problemas Nossos de Cada Dia
Lizzie Urbano
12/08/2014
20:00 h
Pureza de Coração
Eliza Urbano
19/08/2014
20:00 h
Consciência de Si Mesmo
Roberto Santos
26/08/2014
20:00 h
Esclarecendo Dúvidas (Perguntas e Respostas)
Roberto Santos
                     
                                                                       Relização: 
                                                                       DEDO - Departamento Doutrinário

MENSAGEM DA SEMANA


Confia Sempre

Não percas a tua fé entre as sombras do mundo.

Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo.

Crê e trabalha.

Esforça-te no bem e espera com paciência.

Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá.

De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo.

Eleva, pois, o teu olhar e caminha.

Luta e serve. Aprende e adianta-te.

Brilha a alvorada além da noite.

Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte...

Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.

*  *  *
Meimei
(Mensagem recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier)

quinta-feira, 31 de julho de 2014

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE AGOSTO/2014

Data
Aniversariante

01 de agosto de 2014

Eronildes Benevides


14 de agosto de 2014


Cacai

21 de agosto de 2014


Marlene Albuquerque

29 de agosto de 2014


Antonio Moreira

Conte seu jardim pelas flores, nunca pelas folhas caídas.


Viva cada minuto de sua vida como se fosse viver eternamente. E cada hora que passar não conte pelos ponteiros romanos de um relógio e sim pelo pulsar do seu coração.

E através de toda a sua existência, conte sua idade pelos amigos que conquista e nunca pelos anos que vive.

Isso é o que lhes desejamos de coração.