Allan Kardec

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei. (Allan Kardec)

domingo, 8 de junho de 2014

COMO FUNCIONA O CEPF?

O CENTRO ESPÍRITA PILAR DA FRATERNIDADE é uma instituição religiosa e sem fins lucrativos constituída através de Estatuto, em 01.03.1983, que possui uma diretoria: presidente, vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 1º tesoureiro, 2º tesoureiro e Conselho Fiscal,  que é renovado a cada 02 (dois) anos através eleições e registrada em ata, sendo que as atividades de Diretoria e Doutrinárias são exercidas por Trabalhadores, em regime de voluntariado. Uma vez que a Doutrina Espírita é uma filosofia, com comprovações científicas e repercussão ético-morais, o CEPF tem como proposta auxiliar na transformação moral do ser, através de estudos, trabalhos sociais e atividades mediúnicas.

Departamentos


O CEPF, através de Regimento Interno, aprovado em 17.09.2009, constitui os departamentos a seguir: Departamento Doutrinário (DEDO), Departamento de Assistência Social (DAS), Departamento da Infância e Juventude (DIJ) e o Departamento de Assistência Espiritual (DAE)


O Departamento Doutrinário (DEDO) tem por objetivo:

Desenvolver e coordenar as atividades doutrinárias do CEPF, embasadas na Doutrina Espírita, e propagar as atividades do CEPF e do Movimento Espírita através dos diferentes meios de comunicação e expressão, recomendando maneiras e estratégias de atuação para melhor atingir os objetivos.
        
O DEDO é responsável pelos seguintes setores: Exposição Doutrinária, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), Livraria, Leitura e Atividades Artísticas e Públicas Externas:
  • A Exposição Doutrinária visa à divulgação da Doutrina Espírita em seu tríplice aspecto (científico, filosófico e religioso), tendo como referencial as Obras Básicas da Codificação e obras complementares idôneas.  O expositor espírita é o trabalhador voluntário, integrado ao ESDE, com amplo conhecimento doutrinário, comprometido com a Causa Espírita, esforçando-se por vivenciar os princípios morais da Doutrina Espírita e tendo realizado previamente a formação para a tarefa.
  • O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) tem como objetivo principal o estudo sistematizado da Doutrina Espírita, a ser realizado em grupo, norteado pelas obras básicas do Espiritismo, destinado a todos os que desejam aprofundar seus conhecimentos doutrinários: trabalhadores, dirigentes e público em geral. Cada grupo de estudos contará com um (ou mais) coordenador(es), designado(s) pelo diretor do Departamento, devendo ter amplo conhecimento doutrinário e preparo específico para a tarefa.
  • O Setor de Livraria é responsável pela organização, exposição, controle e aquisição de livros espíritas colocados à venda no CEPF. Este setor organiza também a exposição e venda de livros, material de áudio e vídeo em ambiente externo como: feiras, exposições, seminários e palestras. É vedada a comercialização de títulos, artefatos e produtos que sejam contrários aos preceitos espíritas.
  • O Setor de Leitura é encarregado de catalogar, ordenar e controlar o empréstimo de livros e material de áudio e vídeo, que estão à disposição dos freqüentadores do CEPF, de acordo com as normas internas do setor, desde que não sejam contrários aos preceitos espíritas.
  • O Setor de Atividades Artísticas e Públicas Externas tem por principal objetivo, contatar, agendar e organizar atividades ligadas às artes cênicas, artes plásticas, músicas e palestras de cunho doutrinário.

O Departamento de Assistência Social (DAS) tem como objetivos:
  1. o serviço assistencial espírita, realizado integradamente com os demais Departamentos, com atendimento ao assistido na forma que se apresentar, procurando contemplar suas necessidades materiais, educacionais, emocionais e espirituais.
  2. divulgar, incentivar e orientar a tarefa de evangelização da família na visão espírita através de diversas atividades como: ciclo de pais, realização de jornadas, implantação do Evangelho no Lar e outras;
  3. planejar as atividades em conjunto com os departamentos do CEPF, em especial com o DEDO e o DIJ;
  4. divulgar as orientações da FEB e da FEEB no que se refere ao DAS.
  • Com orientação doutrinária e assistência espiritual, sem imposições, o CEPF busca metodologia e técnicas adequadas, de modo que se constitua em um dos meios para o processo de educação que vise à promoção social e espiritual do assistido.
  • Os responsáveis pelo DAS estruturam a equipe com associados efetivos do CEPF e trabalhadores voluntários, preferencialmente, integrados no ESDE.


O Departamento de Infância e Juventude (DIJ) têm como objetivos:
  1. divulgar a importância e a realização de atividades de evangelização de crianças e jovens, através de atividades junto aos pais, freqüentadores e trabalhadores do CEPF;
  2. incentivar, orientar e propiciar condições para as atividades de evangelização; orientar e promover o aperfeiçoamento pedagógico-doutrinário dos evangelizadores, através de cursos, palestras e estudo dirigido;
  3. promover a integração e espírito de cooperação de crianças, jovens e evangelizadores no CEPF e no Movimento Espírita;
  4. organizar, anualmente, calendário de atividades referentes à evangelização infanto-juvenil;
  5. promover e dirigir, juntamente com o DAS, encontro de evangelizadores e/ou dirigentes de ambos os Departamentos, com pais ou responsáveis de crianças e jovens para estudo doutrinário e esclarecimento das atividades de evangelização;
  6. divulgar as orientações da FEB e da FEEB no que se refere à evangelização infanto-juvenil;
  • Os Evangelizadores devem participar assiduamente de grupos do ESDE, das atividades de preparação de evangelizadores, como cursos, encontros, jornadas e palestras de aperfeiçoamento; observar o calendário anual e os horários pré-estabelecidos para início e término das atividades; participar de encontros com os pais, orientadores e/ou evangelizadores com finalidade de estudo doutrinário; preservar as instalações, móveis, apostilas e material de apoio pertencentes ao CEPF; manter anotações periódicas sobre freqüência e conteúdos desenvolvidos em sala de aula; esforçar-se para o bom rendimento dos encontros de evangelização, buscando sempre aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas e ampliação dos conhecimentos doutrinários.


O Departamento de Assistência Espiritual (DAE)

O DAE é responsável pelos seguintes setores: Fluidoterapia, Recepção e Atendimento Fraterno e Educação Mediúnica.
  1. Fluidoterapia é a assistência prestada através do passe, água magnetizada e irradiações. As modalidades de passe serão: Espiritual e Misto (com a presença do passista). Passista é o trabalhador voluntário, integrado ao ESDE, com conhecimento da Doutrina Espírita e formação específica que o capacite para a atividade.
  2. Recepção é o setor responsável pelo recebimento cordial de todos que buscam o CEPF, dando o devido encaminhamento de acordo com a necessidade específica de cada um. O trabalhador voluntário integrado nesta atividade deve ser participante do ESDE e possuir a preparação específica para tal.
  3. Atendimento Fraterno é o setor responsável por receber fraternalmente a pessoa que busca o CEPF, proporcionando-lhe a oportunidade de expor sua motivação, em ambiente privativo, ouvindo-a, esclarecendo-a e oferecendo consolo, embasados nos postulados da Doutrina Espírita, propiciando-lhe a compreensão de sua situação, oferecendo-lhe, também, os encaminhamentos adequados às necessidades de cada caso. A equipe que realiza esta tarefa é composta de trabalhadores espíritas voluntários, integrados no ESDE, com profundo conhecimento doutrinário, perfil psicológico adequado à atividade, conduta moral-evangélica e preparação específica para tal.          
  4. Educação Mediúnica é o setor responsável pelo estudo, educação e prática da mediunidade, visando proporcionar o necessário conhecimento ao portador da faculdade mediúnica, para o seu exercício com segurança e em perfeita harmonia com os princípios da Doutrina Espírita. O trabalhador espírita voluntário comprometido com esta atividade, deve ser participante assíduo do ESDE e manter a adequada preparação para a tarefa.
"Sejamos obreiros de Jesus e contribuamos pela construção de um mundo melhor". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário