Allan Kardec

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei. (Allan Kardec)

quinta-feira, 31 de julho de 2014

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE AGOSTO/2014

Data
Aniversariante

01 de agosto de 2014

Eronildes Benevides


14 de agosto de 2014


Cacai

21 de agosto de 2014


Marlene Albuquerque

29 de agosto de 2014


Antonio Moreira

Conte seu jardim pelas flores, nunca pelas folhas caídas.


Viva cada minuto de sua vida como se fosse viver eternamente. E cada hora que passar não conte pelos ponteiros romanos de um relógio e sim pelo pulsar do seu coração.

E através de toda a sua existência, conte sua idade pelos amigos que conquista e nunca pelos anos que vive.

Isso é o que lhes desejamos de coração.


domingo, 27 de julho de 2014

ENCONTRO MACRORREGIONAL NORTE - Notícias


Conforme as postagens dos dias 03 e 18 de julho de 2014, ocorreu em Senhor do Bonfim (BA), nos dias 25, 26 e 27.07.2014, o ENCONTRO MACRORREGIONAL NORTE que é a segunda etapa do Projeto Federativo do corrente ano, iniciado com a Caravana Baiana da Fraternidade e com conclusão no Encontro Estadual de Espiritismo.
Conforme deliberação do Conselho Federativo Estadual o tema central do ano é Viver o Evangelho em Comunidade Espírita. Este tema homenageia o Sesquicentenário de "O Evangelho segundo o Espiritismo", ao tempo que nos põe frente ao desafio de transformar saberes espirituais exarados na Boa Nova em práticas correntes em nossas comunidades espíritas institucionais como objetivo preliminar para nos constituirmos uma família universal centrada na compreensão de ser espírito, filhos de Deus. 

As atividades no Encontro foram realizadas com as seguintes atividades: 

Dia 25.07.2014: 
Palestra com o tema: "Vivendo o Evangelho em Comunidade Espírita", por André Luiz Peixinho.

Dia 26.07.2014:
. Seminário sobre o Viver o Evangelho em Comunidade Espírita, com André Luiz Peixinho e Marcel Mariano;

. Trabalho em dois grupos, coordenados por representantes da FEEB, sobre: 

  - O aprimoramento do educandário do Centro Espírita: estudos sobre a finalidade da educação e o espírita educador. Permuta de experiências  de atividades específicas;

    -  O aprimoramento do centro de saúde e promoção humana do Centro Espírita. Estudos sobre a concepção espírita de saúde e práticas espirituais em saúde. Permuta de experiências e possibilidades inovadoras.

Dia 27.07.2014:
. Estudo coletivo da mediunidade como uma qualidade evolutiva: Análise situacional de questões centrais da mediunidade. Construção de propostas de caráter federativo para difusão do conhecimento da mediunidade e de seus produtos no mundo humano.

. Trabalho coletivo: Experimentando a vivência do sagrado. Reflexão sobre este tópico. Identificação das atividades já existentes. Relato de experiências e inovações. 

. Encerramento das atividades com socialização de resultados e compromissos com a apresentação de equipes gestoras.

O Encontro recebeu as caravanas de Andorinha, Caém, Campo Formoso, Jacobina, Jaguarari, Juazeiro e Pilar, além dos anfitriões de Senhor do Bonfim.

Fotos do Evento

Peixinho realizando a leitura da proposta do Encontro
Macrorregional Norte


Marcel e Peixinho coordenando o Seminário sobre
"O Viver o Evangelho na Comunidade Espírita"




Participação do Seminário



Grupo de discussão



Reencontro com familiares e amigos


Equipe do CEPF que participou do
Encontro MACRORREGIONAL NORTE 2014


Esse Encontro nos proporcionou a abençoada oportunidade de trocar experiências e conhecimentos com confrades de outras Instituições Espíritas, além de conhecermos as diretrizes do Conselho Federativo Estadual para juntos alcançarmos os objetivos da Doutrina Espírita, que é a reforma moral do ser. Agora vamos nos preparar para o XVII ENCONTRO ESTADUAL DE ESPIRITISMO em Novembro 2014.

VÍDEO PALESTRA NO CEPF


No dia 29.07.2014 (terça-feira), a partir das 20 horas, haverá uma VÍDEO PALESTRA no Centro Espírita Pilar da Fraternidade - CEPF, sendo o tema: "REFORMA ÍNTIMA", com os palestrantes Marisa Santos Silva e Manuel Bolonha. Esta vídeo palestra faz parte do acervo de vídeos da TV Mundo Maior (http://tvmundomaior.com.br/), no programa "Palestra em Casa".


DIANTE DO CRISTO


Diante do Cristo encontra-se o homem à frente da luz do mundo.
Antes dele, embora a ciência de Hermes, a filosofia de Sócrates e a religião de Buda, que lhe foram excelsos mensageiros, a vida no mundo era a absoluta dominação da conquista.
Tenebrosa noite envolvendo o sentimento, rios de sangue afogando a cerebração...
Ei-lo, no entanto, que se manifesta no trono da humildade, convidando as Nações à glória da sabedoria e do amor.
Seu programa divino, a espelhar-se no Evangelho que lhe reúne as boas-novas da salvação, preconiza a fraternidade ao invés do egoísmo, a renúncia edificante em vez da posse inútil, o perdão em lugar da vingança, o trabalho com a supressão da inércia, a liberdade, com o olvido da escravidão, e o auxílio à felicidade dos outros, como garantia da própria felicidade.
Defendendo-lhe o código de luz, de Tibério a Diocleciano, milhares e milhares de criaturas sofrem a flagelação e a morte no decurso de quase trezentos anos.
Além disso, desde a conversão de Constantino, em 312, até a morte de Isaac II, em 1204, do Ocidente ao Oriente todas as gerações de príncipes e guerreiros senhorearam a casta dos sacerdotes, oprimindo as lições do Senhor.
E desde a perseguição ordenada por Inocêncio III contra os albigenses, em 1209, até a Revolução Francesa, a casta dos sacerdotes, através de todos os processos da imposição inquisitorial, senhoreou as gerações de príncipes e guerreiros, deturpando os ensinamentos do Divino Enviado.
Durante quinze séculos sucessivos, os religiosos e os políticos, com justas exceções, empenharam-se ao dogmatismo e à violência, à crueldade e à devassidão, à vindita e ao banditismo coroado.
Eis, porém, que, na atualidade, com a evolução do Direito, acalentado ao sol dos princípios cristãos, culminando na extinção do cativeiro organizado, no seio de todos os povos cultos da Terra, temos no Espiritismo o Cristianismo renascente, concitando-nos, de novo, ao reinado do amor e da sabedoria.
Qual aconteceu ao próprio Evangelho, a Doutrina que o revive nasce sem guerras de sangue e lágrimas...
A fonte da Verdade e do Bem sulca o terreno moraldo mundo, ao alcance de ignorantes e sábios, felizes e infelizes, justos e injustos.
Até ontem, à face da aventura política dominando tribunais e escolas, casernas e santuários, era de todo impraticável a experiência cristã na vida individual.
Hoje, entretanto, com o avanço da ideia religiosa que nos cabe preservar nobre e livre, pela dignificação e excelência de nossa conduta, conseguimos empreender o nosso reencontro com Jesus, elegendo-o Mestre incomparável de nossos destinos, podendo reverenciá-lo cada dia em nosso próprio espírito, repetindo a antiga saudação dos primeiros seguidores da Boa Nova – “Salve Cristo!” – não mais com o objetivo de empunhar, de imediato, a palma do martírio e da morte, mas, a fim de viver e servir com o nosso Mestre e Senhor para a eternidade.

Pelo Espírito: Alexandre Melo Morais

Fonte: XAVIER, Francisco C. Vozes do grande além. Diversos Espíritos.
5. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2003

XVII ENCONTRO ESTADUAL DE ESPIRITISMO


Faça a sua inscrição no link abaixo:

sexta-feira, 18 de julho de 2014

LIVRO DO MÊS


Sinopse

Como sugere o subtítulo profilaxia e terapêutica espíritas – este livro tem a ver com o problema avassalador e crescente das manifestações obsessivas – a atuação de Espíritos desencarnados sobre encarnados – nem sempre clara e prontamente registradas. Aborda a complexa temática do tratamento preventivo e curativo das obsessões à luz do Espiritismo. Desenvolve o tema em 4 partes: a obsessão, a terapêutica espírita, reunião de desobsessão e a desobsessão natural. Inclui estudos de casos, atendidos em reuniões fechadas de desobsessão, revelando o trabalho eficiente das equipes encarnada e desencarnada, onde o desejo de servir é a tônica. Roteiro precioso para médiuns conscientes da sua missão com Jesus e Kardec. Quem busca entender melhor esse "flagelo espiritual", que são as obsessões, como preveni-las e tratar as já instaladas, ou, quem é participante de reuniões fechadas de desobsessão, tem neste livro excelentes informações.

Obsessão Desobsessão - Profilaxia e Terapêutica Espíritas
Editora: FEB
Autora:  Suely Caldas Schubert
Páginas: 239

Este livro pode ser encontrado na livraria do CEPF.


MACRORREGIONAL NORTE


Clique na Programação abaixo para ampliar

domingo, 13 de julho de 2014

OBSESSÃO SEXUAL


Morel Felipe Wilkon

O Espiritismo caracteriza a obsessão como a influência de um espírito sobre outro. O livro dos Espíritos, na questão 122a trata do tema:

- De onde vêm as influências que se exercem sobre os espíritos?

- Dos espíritos imperfeitos, que procuram apoderar-se dele, dominá-lo, e que rejubilam com o fazê-lo sucumbir.

Essa tentativa de domínio e o prazer decorrente disso é característica da obsessão sexual.

A História mostra que o sexo sempre esteve presente nos grandes dramas da Humanidade. Nada movimentou tanto a civilização quanto o sexo. O sexo é a grande força motriz do processo civilizatório. Como este processo foi concebido e dirigido pelo homem, a mulher foi objeto sexual do homem durante milênios. Em contrapartida, o homem foi chantageado sexualmente pela mulher por todo esse tempo.

Essa situação de dominação e chantagem só teve fim com o surgimento da pílula anticoncepcional, uns cinquenta anos atrás. O sexo deixou de representar um compromisso envolvendo maternidade e paternidade. Sem o risco de uma gravidez indesejada, homens e mulheres se atiraram às aventuras sexuais livres. Como consequência disso houve um aumento inimaginável de doenças, inclusive o surgimento da Aids.

Essa é a parte visível. O que a maioria não percebe, o que a maioria não vê, é que o sexo se tornou definitivamente a ferramenta mais poderosa de obtenção de energia por parte da espiritualidade inferior. São vastas redes espirituais organizadas com o objetivo de vampirizar as energias dos encarnados. Os desvarios sexuais e a pornografia são as maneiras mais eficientes e eficazes de acesso às energias dos encarnados.

Mas não deixaram de existir as obsessões comuns baseadas no sexo. Você sabe que para que qualquer processo obsessivo se instale, é preciso que haja sintonia entre obsessor e obsediado. Dificilmente alguém que exerça controle sobre seus pensamentos, palavras e ações será vítima de obsessão.

Nas obsessões baseadas no sexo um espírito desencarnado exerce o domínio sobre o encarnado. O homem ou a mulher invigilantes, que se deixam levar pelos instintos, tem suas tendências cuidadosamente examinadas pelo obsessor, que se aproveita dessas inclinações para dominá-los. O encarnado chega a enfrentar situações deploráveis. Suas atitudes fazem com que ele sinta vergonha de si mesmo, e essa vergonha é ampliada se pessoas próximas tomam conhecimento de sua situação. Essa obsessão se caracteriza pela profunda simbiose entre encarnado e desencarnado. A atração magnética entre eles é tão forte que sua sintonia vibratória confunde ideias e sensações dos dois, a tal ponto que é difícil saber o que é de um e o que é de outro.

Esse processo obsessivo pode ter continuidade em outras reencarnações através da inversão de papéis. O obsediado de ontem é o obsessor de hoje. A vibração inferior do desejo sexual animalizado torna-se o único estímulo desses espíritos. Suas mentes resistem a qualquer chamado ao progresso moral. Só as vibrações materializadas do sexo lhes interessam. Os problemas gerados pelos desvarios sexuais exigem uma grande mudança interna, uma sincera reforma íntima, além de muito tempo para serem solucionados. A liberdade sexual conquistada com a pílula é até hoje comemorada como um avanço. Por um lado esse avanço é inegável. Mas também é preciso reconhecer que homens e mulheres não estavam e ainda não estão preparados pra isso. Quanto mais livre se é, mais responsável se deve ser.

Quando deixamos que prevaleça em nós o animal que fomos um dia, somos facilmente atraídos pela espiritualidade inferior. Para esses espíritos é fácil aproveitar nossas próprias tendências para nos estimular exaustivamente. Conheço casos de pessoas que se transformaram em verdadeiros trapos humanos pela exaustão, pelo cansaço físico, moral e espiritual ocasionado pelo desregramento sexual.

As consequências sempre são graves. Nenhuma outra energia vincula tão fortemente os espíritos envolvidos quanto o sexo. O sexo é, antes de mais nada, energia atrativa e criadora. Aqueles que se unem sexualmente não estão se unindo apenas momentaneamente.

A energia criadora do sexo nos impulsiona para o progresso. Passamos por um momento histórico decisivo, um período de transição espiritual importante. Já passamos por outras revoluções nos costumes antes. O estabelecimento do cristianismo foi um desses momentos.

Caminhamos, com muitos tropeços, em direção ao amor. Milhares de anos atrás, éramos apenas homens e mulheres, machos e fêmeas. Hoje somos mães, pais, maridos, esposas. De amontoados de pessoas em regime tribal, passamos para os núcleos familiares de hoje, onde os papéis já não são estáticos como no passado. Dos casamentos arranjados e forçados do passado, passamos para a ampla liberdade de escolha de parceiros que temos hoje. Só temos que ser responsáveis…

Este artigo foi reproduzido do link abaixo:


MENSAGEM DA SEMANA


Males e Remédios

Inconformação diante do sofrimento?
Olhe em derredor e reconhecerá legiões de pessoas que sofrem muito mais, sem as suas possibilidades de reconforto.


Desentendimento em família?
Oriente as crianças de casa e respeite os adultos, deixando a eles a faculdade de se decidirem, quanto às próprias realizações, qual acontece no mundo íntimo de cada um de nós.

Algum erro cometido?
Reconsidere a própria atitude e não se constranja em aceitar as suas deficiências, de modo a corrigi-las.

Erros alheios?
Observando-se quão difícil aprender sem errar, saibamos desculpar os desacertos dos outros, tanto quanto esperamos tolerância para os nossos.

Entes queridos em falha?
Deus que nos criou a todos saberá conduzi-los sem que tenhamos a obrigação de arrasar-nos ao vê-los adquirindo as experiências da vida, pelas quais também nós temos pago ou pagaremos o preço que nos compete.

Provação?
Uma visita ao hospital pode dar a você a ficha de suas vantagens em relação aos outros.

Problemas?
Não se sabe de criatura alguma que evolua ou se aperfeiçoe, sem eles, incluindo aquelas que se supõem tranquilas por estarem fugindo provisoriamente de trabalhar.

Angústia?
Ao que se conhece, todo tratamento para a supressão da ansiedade está baseado ou complementado pelo serviço em favor de alguma causa nobre ou em auxílio de alguém.

Censura?
Um minuto de autoanálise nos fará sentir que não estamos muito certos, quanto à nossa própria resistência, se acaso estivéssemos no lugar daqueles que jazem caídos em desapreço.

Desilusões e fracassos no relacionamento afetivo?
Experimente Jesus.
                                                                                                                   André Luiz

quinta-feira, 10 de julho de 2014

ENTREVISTA COM RICHARD SIMONETTI



Richard Simonetti é de Bauru, Estado de São Paulo. Nasceu em 10 de outubro de 1935. Participa do movimento espírita desde 1957, quando integrou-se no Centro Espírita "Amor e Caridade", que desenvolve largo trabalho no campo doutrinário de assistência e promoção social. Expositor espírita tem percorrido todos os Estados brasileiros, em centenas de cidades, e também outros países, como Estados Unidos, França, Suíça, Itália e Portugal. Simonetti tem mais de quarenta livros publicados, alguns deles com versões em inglês, francês e italiano.

Câncer

Richard Simonetti
1 – O câncer é uma enfermidade cármica?
A experiência diz que sim. Estamos submetidos a um mecanismo de causa e efeito que nos premia com a saúde ou corrige com a doença, de acordo com nossas ações.
2 – O câncer seria o resultado de um comportamento desajustado, em vidas anteriores?
Nem sempre. Como já comentamos, a causa pode estar nesta existência.
3 – Um exemplo…
As estatísticas demonstram grande incidência de câncer no pulmão, em pessoas que fumam. Há elementos cancerígenos nas substâncias que compõem o cigarro. Quem fuma, portanto, é sério candidato a esse mal. Será o seu carma. Vi, noutro dia, uma charge ilustrativa, em que um cigarro diz para o fumante: "Hoje você me acendeu. Amanhã te apago!" Certíssimo!
4 – Está demonstrado que os fumantes passivos, pessoas que convivem com fumantes, também podem ter câncer. Como explicar essa situação?
Não há inocentes na Terra, um planeta de provas e expiações. O fumante passivo que venha a contrair câncer tem comprometimentos do passado que justificam seu problema. Aliás, o simples fato de aqui vivermos significa que merecemos tudo o que aqui possa nos acontecer. Se não merecêssemos, estaríamos morando em mundos mais saudáveis.
5 – Isso isenta de responsabilidade o fumante que polui o ambiente, situando-o como instrumento de resgate para alguém?
Ao contrário, apenas o compromete mais. Deus não necessita do concurso humano para exercitar a justiça. Além de responder pelos desajustes que provoca em si mesmo, responderá por prejuízos causados ao meio ambiente e às pessoas.
6 – A Medicina vem desenvolvendo técnicas para a cura do câncer. Concebe-se que dentro de algumas décadas será possível a cura radical em todas as suas manifestações. Como ficarão aqueles que estão se reajustando perante as leis divinas a partir de um carcinoma?
A Medicina vem fazendo grandes progressos, mas está longe de erradicar a doença. Males são superados; outros surgem. Nos domínios da sexualidade, a sífilis era um flagelo, decorrente da promiscuidade. Hoje é a AIDS. A dor, a grande mestra, que tem na enfermidade um de seus aguilhões, continuará a nos corrigir, até que aprendamos a respeitar as leis divinas.
7 – A pessoa que sofre bastante, vitimada por um câncer, resgatou seus débitos, habilitando-se a um futuro feliz na espiritualidade?
A doença elimina as sombras do passado, mas não ilumina o futuro. Este depende de nossas ações, da maneira como enfrentamos problemas e enfermidades. Quando o nosso comportamento diante da dor não oprime aqueles que nos rodeiam, estamos nos redimindo, habilitados a um porvir glorioso.
8 – Como funciona isso?
Se o paciente tem câncer, suas dores implicarão em sofrimento para a família. Tudo bem. Faz parte das experiências humanas. Mas, dependendo da maneira como enfrentar seu problema, poderá gerar aflições bem maiores para todos, o que acontece com o paciente revoltado, inconformado, agressivo. Se humilde e resignado, a família lidará melhor com a situação. Pacientes assim estão "zerando o carma".
Do livro: Reencarnação: Tudo o que você precisa Saber – Richard Simonetti

domingo, 6 de julho de 2014

CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA


O CENTRO ESPÍRITA PILAR DA FRATERNIDADE - CEPF está realizando o Curso de Educação Mediúnica, todas as segundas-feiras a partir das 20 horas, sob coordenação do DEPARTAMENTO DOUTRINÁRIO - DEDO, que tem como objetivo estudar de forma metódica, contínua e séria, a teoria e a prática da mediunidade, à luz da Doutrina Espírita e dos ensinamentos morais do Cristianismo.

O curso é constituído do Programa I e Programa II, cujo o material foi elaborado pela Federação Espírita Brasileira - FEB. Atualmente, está sendo estudado o conteúdo programático do Programa I, onde já foram abordados os seguintes temas:

Fundamentação Espírita: Pontos Principais da Doutrina Espírita
1. Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objetivo;
2. Tríplice Aspecto da Doutrina Espírita;
3. Pontos principais da Doutrina Espírita;
4. Da Perfeição Moral.

Fundamentação Espírita: Introdução ao Estudo da Mediunidade
1. Espírito, matéria e fluidos;
2. Perispírito e princípio vital;
3. O passe espírita;
4. A prece: importância, benefícios e maneira correta de orar.

A partir do dia 07.07.2014 (amanhã), iniciaremos o estudo do tema: A faculdade mediúnica - conceito e classificação da mediunidade. 

PALESTRA DE DIVALDO FRANCO


Clique no link abaixo e assista uma palestra de Divaldo Pereira Franco, com o tema: "A Transformação do Homem na Era da Regeneração".

Palestra de Divaldo Franco

A FORÇA DO AMOR



Vida com qualidade é impossível sem amor. O amor é uma energia formidável que impulsiona as galáxias, que move os mundos, que dá brilho às estrelas, que suaviza a vida, que faz a mãe acalentar o filhinho nos braços, beijá-lo ternamente, e dizer, meu filho! minha vida! Mesmo que o filho seja deficiente mental, de olhar inexpressivo, e fisionomia torturada. 

É o amor que faz com que aquilo que pareça impossível, aconteça. Só amor pode dar forças ao homem para superar barreiras e vencer. Gandhi teve um profundo amor pela Índia, e no sacrifício por amor encontrou forças para libertá-la do jugo de outra nação mais poderosa. Madre Teresa de Calcutá, por força do seu amor aos miseráveis, encontrou coragem para esmolar por eles, e lhes dar alguma dignidade. 

Os caminhos do mundo foram pisados pelas patas dos elefantes de Aníbal, dos cavalos das legiões romanas, das hordas bárbaras, (dizem que onde o cavalo de Átila pisava não nascia mais grama), e pelas botas militares de muitos guerreiros, mas, somente os pés descalços ou as sandálias simples dos missionários da paz, são capazes de deixar pelo caminho poeira de estrelas. 

Quantos avatares, verdadeiros missionários, cruzaram os caminhos do mundo impulsionando os homens pela força do amor, para transformar a vida?

Por isso, continuamos convidando-os a cerrarem fileiras conosco para batalharmos pela paz. É por isso, que neste início de um novo milênio precisamos acreditar em nossa capacidade, saber que podemos vencer, que podemos construir um novo destino, que podemos construir um mundo melhor, onde a paz, a harmonia, e a justiça social estejam presentes.

(Artigo reproduzido com a autorização do autor)

MENSAGEM DA SEMANA


Mensagem de Conforto

Quando você se observar, à beira do desânimo, acelere o passo para frente, proibindo-se parar.

Ore, pedindo a Deus mais luz para vencer as sombras.

Faça algo de bom, além do cansaço em que se veja. Leia uma página edificante, que lhe auxilie o raciocínio na mudança construtiva de idéias.


Tente contato de pessoas, cuja conversação lhe melhore o clima espiritual.


Procure um ambiente, no qual lhe seja possível ouvir palavras e instruções que lhe enobreçam os pensamentos.


Preste um favor, especialmente aquele favor que você esteja adiando.


Visite um enfermo, buscando reconforto naqueles que atravessam dificuldades maiores que as suas.

Atenda às tarefas imediatas que esperam por você e que lhe impeçam qualquer demora nas nuvens do desalento.

Guarde a convicção de que todos estamos caminhando para adiante, através de problemas e lutas, na aquisição de experiência, e de que a vida concorda com as pausas de refazimento das nossas forças, mas não se acomoda com a inércia em momento algum.

                                                                                                                 André Luiz

quinta-feira, 3 de julho de 2014

ENCONTRO MACRORREGIONAL NORTE


Nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2014 ocorrerá na cidade de Senhor do Bonfim (BA) o ENCONTRO MACRORREGIONAL NORTE com o tema "VIVENDO O EVANGELHO EM COMUNIDADE ESPÍRITA". No dia 25 (sexta-feira) haverá uma palestra pública no Centro Espírita Discípulos de Jesus, às 20 horas e a nos dias 26 (sábado), a partir das 14 horas, e 27 (domingo) ocorrerá as oficinas.

É uma realização dos Conselhos Regionais Espíritas - CR's 15, 17 e 23, em parceria com a Federação Espírita do Estado da Bahia - FEEB.